terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sócrates, para os holandeses uma lenda

O que um brasileiro precisa fazer para transcender as fronteiras do País e ser chamado de lenda?

Jogar futebol como o Sócrates.

A morte do jogador repercutiu no mundo inteiro com matérias em todos os grandes jornais. Como pequena amostra, traduzi a matéria do NRC HANDELSBLAD, o mais influente jornal dos Países Baixos:

Brasileiro Sócrates (57), lenda do futebol, morre em hospital.
por Jules Seegers
ESPORTES

O ex-jogador de futebol brasileiro Sócrates morreu hoje aos 57 anos de idade. Uma lenda extravagante, ele foi membro da ‘melhor seleção brasileira de todos os tempos’ que, em 1982, competiu na Copa do Mundo, mas não venceu.

O meio-campista elegante foi capitão da seleção brasileira em 82 e marcou duas vezes, incluindo um belo gol contra a União Soviética. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira jogou um total de sessenta partidas pela seleção. O meia armador, de quase dois metros de altura, também participou da copa quatro anos depois, mas foi substituído como capitão por Edinho e, nessa ocasião, o título também foi para outro país. No entanto, Raí, o Irmão mais novo de Sócrates, foi campeão mundial com o Brasil em 1994.
Sócrates, um médico qualificado e idealista político, já era um fumante ávido durante sua carreira. Depois de aposentado, ele acrescentou o uso desenfreado de álcool a esse hábito. Quinta-feira, Sócrates foi internado no hospital pela terceira vez em pouco tempo. Diferente das duas primeiras internações, que foram o resultado do consumo excessivo de álcool, desta vez a causa foi uma intoxicação alimentar depois de um almoço em um hotel em São Paulo. Nesta manhã ele faleceu em consequência de uma infecção gastrointestinal.
A Seleção que foi enviada para a Copa do Mundo na Espanha em 1982 é considerada por conhecedores como o time mais estilizado e polido de todos os tempos. Liderada pelo treinador Telê Santana e com estrelas como Zico, Eder, Serginho, Falcão e Sócrates ela era a favorita absoluta para o título. Na segunda fase de grupos do torneio, no entanto, o Brasil foi eliminado após uma vitória sobre a Argentina, mas uma derrota em um duelo eletrizante contra a então campeã do mundo, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário