terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Seu currículo salta da página?

Você se esforçou para listar todas as habilidades que possui. Não deixou uma experiência, uma responsabilidade de fora. Você explicou que é dinâmico, proativo, focado em resultados e tudo mais. Este é, com certeza, seu currículo mais completo.

Você manda sua obra suada para 100 vagas de emprego e... ...nada!

Quer dizer, nada não. Você recebe algumas respostas que começam mais ou menos assim: “Agradecemos sua participação, mas...”

Poucas coisas são mais frustrantes na caça a um novo emprego.

Será que faltou alguma coisa? Será que precisa colocar referencias profissionais? Será que precisa explicar que é realmente um cara legal?

Não!

A explicação mais provável é que seu CV tem é informação demais. O recrutador deu uma olhada na sua obra enciclopédica, viu a pilha de 1000 outros CVs e pensou: “sabe o que, tá na hora do almoço”.

Nas minhas traduções, me deparo frequentemente com currículos que pecam pelo excesso. Além disso, estão cheios de chavões corporativos e aquelas frases que não terminam nunca: “Experiência na área de marketing, sendo responsável pelo planejamento estratégico, conduzindo projetos..., liderando times..., controlando custos..., elaborando relatórios..., criando campanhas..., etc.”

Parecem ter saído de uma fábrica de gerúndios e particípios.

Um currículo é seu cartão de visitas! Não deve ser exaustivo, nem igual a todos os outros. Isso sim é a receita certa para dar sono no pobre analista do RH.

Um currículo deve demonstrar suas habilidades e experiências de forma sucinta. Desde que mantenha esta regra em mente, não há perigo em inovar no estilo, de colocar um pouco de sua personalidade no documento. Porque é assim que vai conseguir a atenção daquele recrutador sonolento. 

Quer um pouco de inspiração? Então vão aí alguns formatos de CVs absolutamente inovadores que saltam da página: