O Center for Responsive Politics prevê que, antes de novembro, serão gastos 6 bilhões de dólares pelas diversas campanhas nas eleições americanas.
Este valor astronômico se deve em grande parte a uma decisão da Suprema Corte Americana, permitindo contribuições ilimitadas para campanhas políticas.
A decisão criou uma situação bizarra, pois ainda existe uma regra proibindo contribuições diretas de empresas à candidatos.
Ou seja, organizações podem contribuir ilimitadamente, mas não diretamente ao candidato que apoiam.
O que fazer?
Simples, apoiando uma causa política.
Assim surgiram os chamados SuperPACs. PAC, na sigla em inglês, significa Comitê de Ação Política e eles são mesmo Super, pois podem aceitar contribuições ilimitadas.
E para estes SuperPACs não existe causa melhor do que destruir a imagem do oponente de seu candidato.
Tom Toles, o cartunista do Washington Post, ilustra bem seus sentimentos com a chegada das eleições presidenciais em seu país:
quarta-feira, 30 de maio de 2012
O QUE SÃO SuperPACs
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