Sempre me surpreendi com as relações de trabalho no Brasil, tanto com o abuso imposto pelos empregadores, como com a resignação da grande maioria dos funcionários.
Trabalhar até à meia noite sem receber hora extra? Normal.
O final de semana também? Por que não?
Uma carga de trabalho absurda sob a constante ameaça de demissão? De praxe.
O pensamento vigente parece ser: se você não quiser, tem quem queira.
E quem ganha espremendo o funcionário até o bagaço? A empresa?
Muito ao contrario! No livro Wellbeing: The Five Essential Elements (Bem estar, os cinco elementos essenciais) dois pesquisadores da Gallup comprovam que maltratar os funcionários prejudica o resultado da empresa.
Empresas com funcionários infelizes e estressados têm custos muito mais elevados com saúde e faltas, dificuldades em atrair e manter talentos e uma produtividade inferior. Maltratar funcionários, portanto, prejudica o resultado das empresas.
O livro deveria ser leitura obrigatória de todo executivo em posição de liderança no Brasil. Quem sabe eles abraçam a ideia e largam o chicote.
(Leia aqui a entrevista em inglês com os autores)
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Empresas perdem exigindo demais de funcionários
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Concordo.
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