sexta-feira, 25 de maio de 2012

Empresas perdem exigindo demais de funcionários

Sempre me surpreendi com as relações de trabalho no Brasil, tanto com o abuso imposto pelos empregadores, como com a resignação da grande maioria dos funcionários.

Trabalhar até à meia noite sem receber hora extra? Normal.

O final de semana também? Por que não?

Uma carga de trabalho absurda sob a constante ameaça de demissão? De praxe.

O pensamento vigente parece ser: se você não quiser, tem quem queira.

E quem ganha espremendo o funcionário até o bagaço? A empresa?

Muito ao contrario! No livro Wellbeing: The Five Essential Elements (Bem estar, os cinco elementos essenciais) dois pesquisadores da Gallup comprovam que maltratar os funcionários prejudica o resultado da empresa.

Empresas com funcionários infelizes e estressados têm custos muito mais elevados com saúde e faltas, dificuldades em atrair e manter talentos e uma produtividade inferior. Maltratar funcionários, portanto, prejudica o resultado das empresas.

O livro deveria ser leitura obrigatória de todo executivo em posição de liderança no Brasil. Quem sabe eles abraçam a ideia e largam o chicote.

(Leia aqui a entrevista em inglês com os autores)

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