sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Como encontrar um emprego na Europa?


Não vou mentir. Não é nada fácil encontrar um emprego na Europa. O mercado de trabalho é altamente competitivo e a União Europeia exige que empregadores procurem primeiro por candidatos dentro da união para preencher qualquer vaga.

Mas tem uma luzinha no final do túnel. Em algumas áreas de atuação, há uma grande carência de profissionais qualificados. Se está seguindo uma carreira nas áreas de TI, Saúde, Engenharia, Ciências, Business Intelligence ou Marketing Digital, por exemplo, você tem uma ótima chance de encontrar um emprego na Europa. Desde que siga as seguintes dicas:

1 – Tenha um currículo bem feito e em inglês perfeito
Ter um currículo em inglês é indispensável para encontrar um emprego na Europa. Por isso, invista na elaboração de um currículo que destaque suas qualidades e experiências em um inglês impecável. Cuidado para não cometer erros! Contrate um serviço especializado se não tiver um inglês totalmente fluente.

2 – Entre em contato com agências de recolocação e recrutamento
O mercado europeu é vasto e diversificado. Amsterdã não é igual a Paris. Paris não é igual a Barcelona. Etc. etc. Existem muitas vagas diferentes em lugares diferentes com particularidades diferentes. Se não conhecer o mercado local, não vai conseguir encontrar todas as oportunidades que se encaixam no seu perfil. Por isso, entre em contato com agências de recolocação e recrutamento em alguns países para aumentar consideravelmente sua chance de encontrar a vaga perfeita.

3 – Faça o networking no Linkedin
Muitas vezes, o que importa não é o que sabe, mas quem conhece. Muitas vagas são preenchidas por indicação e na Europa isso não é diferente. Por isso, participe ativamente de grupos da sua área de atuação nos países onde pretende trabalhar. Entre em contato com colegas nesses grupos e peça ajuda ou dicas. Simples assim? Sim, simples assim, mas não tão fácil quanto parece.

4 – Inscreva-se e procure vagas em portais de empregos
Existem vários portais de empregos internacionais. Alguns dos mais importantes são o Indeed e o Jooble. Nesses sites, porém, não basta criar um perfil, é necessário procurar ativamente por aquela vaga adequada às suas qualidades e experiências.

5 – Perseverança
Se você não for muito sortudo, seu emprego não vai aparecer de um dia para o outro. Mas não desista, se tiver qualidades requisitadas, uma hora sua vaga vai surgir. É só uma questão de estar bem posicionado para agarra-la.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário